Curso: O design contemporâneo. Um campo expandido. Módulo 1 – Design, história e arte

O design nasceu como um elo que possibilitou associar valores artísticos a interesses de mercado. Ao longo de mais de 150 anos de existência desse campo de saber, mudanças tecnológicas e sociais produziram modificações radicais nos modos de produção e consumo. As novas exigências impostas por essas transformações redefiniram o território e a própria noção de design. O curso tem por objetivo a aproximação do design com os campos da história, da filosofia, das artes e da tecnologia.

 18 de abril: João de Souza Leite

A expansão do território e a vulgarização do termo design. Ideologia e utopia no design moderno. Os compromissos históricos do design: a criação de um novo homem para um novo tempo.

 25 de abril: João de Souza Leite

As origens do design e a formação do design brasileiro. A prática e a experiência do design hoje.

 2 de maio: Paulo Sergio Duarte

Raízes do Construtivismo internacional. Arte Construtivista Russa. Repercurssões nos trópicos: Arte Concreta na América Latina. Concretismo, Neo-Concretismo e design moderno no Brasil.

 9 de maio: Cadu

O processo criativo: complexidade e contradição, identidade e diferença no design e nas artes. Abordagem metodológica e conceitual nos dois campos.

 4 aulas, segundas-feiras

Horário: 19h30-21h30

Investimento: R$ 340,00

Inscrição: http://www.polodepensamento.com.br/sec_cursos_view.php?id=328

Paulo Sergio Duarte é crítico de arte e professor-pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Candido Mendes. É autor de estudos sobre arte moderna e contemporânea, nos quais destacam-se Anos 60: transformações da arte no Brasil (Campos Gerais, 1998), Waltércio Caldas (Cosac & Naify, 2001) e Carlos Vergara (Santander Cultural, 2003).

João de Souza Leite é professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial da Uerj e professor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Pesquisador, autor e curador na área do design, organizou o livro A herança do olhar: o design de Aloisio Magalhães.

Cadu é artista plástico. É professor da PUC-Rio e da EAV do Parque Lage. Foi bolsista pela Fundação Iberê Camargo em 2001 no London Print Studio e artista visitante na Universidade de Plymouth pelo Arts Council (Reino Unido) em 2008. Participa, como docente, do Projeto Dynamic Encounters do professor Charles Watson e desenvolve projetos com o British Council.


Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cursos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s