Thomaz Farkas, 1924-2011

Nascido em Budapeste, na Hungria, em 1924, Thomaz Farkas veio com a família para o Brasil seis anos depois. O pai, Desidério, dono e fundador da loja de equipamentos Fotoptica, presenteou-o com a primeira câmera aos 8 anos. Em 1942, o hobby ganhou ares de vocação quando o jovem de 18 anos ingressou no mítico Foto Cine Clube Bandeirantes, polo da fervilhante cena paulistana da época.

Tanto o fotoclube quanto a Fotoptica ficavam no mesmo prédio, na Rua São Bento e (entre outras figuras reveladas) ali estavam Geraldo de Barros (1923-1998), Chico Albuquerque (1917-2000) e German Lorca. Essa brilhante geração introduziu o modernismo na fotografia nacional. No caso de Thomaz Farkas, as características mais marcantes incluíam flertes com o surrealismo, ênfase em detalhes quase abstratos de arquitetura e, sobretudo, flagrantes de personagens urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Entre 1964 e 1972, em plena época da ditadura militar, atuou como produtor, patrocinador e, algumas vezes, como diretor de cinema e fotografia em documentários sobre a cultura popular no interior do Brasil no projeto conhecido como Caravana Farkas, que reuniu cineastas como Eduardo Escorel (1945), Maurice Capovilla (1936), Paulo Gil Soares (1935), Geraldo Sarno (1938) e o fotógrafo Affonso Beato (1941). Os filmes foram premiados em festivais dentro e fora do país, tornando-se referência para o cinema nacional.

Farkas destacou-se ainda como empresário: além da Fotoptica, vendida pela família em 1997, manteve uma galeria e uma revista para revelar talentos das câmeras. Tantas facetas resultaram em um estilo extremamente autoral e influente.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Fotografia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s