Exposição WPP (World Press Photo) na CAIXA

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 17 de maio a 19 de junho, a exposiçao World Press Photo (WPP), a mais importante mostra de fotojornalismo, promovida pela organizaçao holandesa de mesmo nome.

Serão exibidas 177 fotos, divididas em single e série de fotos, nas seguintes categorias: Notícias em geral, Notícias em Destaque, Pessoas e Notícias, Esportes, Assuntos Atuais, Vida Cotidiana, Retratos, Arte e Entretenimento e Natureza.

A 54° edição da mostra pode ser vista como uma retrospectiva dos fatos mais marcantes de 2010, um retrato de tudo o que aconteceu no mundo, na política, economia, esportes, cultura e natureza,com a presença de 55 fotógrafos de 23 nacionalidades. Todos os anos, as melhores imagens são premiadas e reunidas na exposição WPP.que parte da cidade natal Amsterdam e dá a volta ao mundo, passando por lugares como Bélgica, Suíça, Líbano e Croácia, antes desembarcar no Rio de Janeiro, primeira cidade das Américas a receber a mostra. Depois, a exposição segue para Brasília e paises como Espanha, França, Estados Unidos e Canadá, entre outros.

O júri escolheu a fotógrafa Jodi Bieber, da África do Sul, como a grande vencedora desta edição. O retrato da Bibi Aisha – afegã que teve seu nariz cortado ao sair de casa fugida do marido – também o primeiro lugar na categoria Retratos. A imagem, fotografada para a revista Time, foi destaque na capa da edição de 9 de agosto de 2010 da publicação norte americana

Sobre a world press photo

Fundada em 1955, em Amsterdam, a organização abre inscrições, anualmente, para fotógrafos interessados em participar da principal competição internacional da imprensa fotografica. Para esta edição, 5.691 profissionais, de 125 nacionalidades diferentes inscreveram um total de 108.059 imagens, um recorde na historia da premiação.

A mostra é uma realização da Capadócia Produtora Cultural, representante oficial da WPP no Brasil, e é patrocinada internacionalmente pe Cânon e TNT. Aqui, no Brasil a exposição tem patrociono da Caixa Econômica Federal.

A organização da WPP destacou, com a Menção Hornrosa, uma série de fotos do brasileiro Alexandre Vieira para o jornal O Dia. Nas imagens, o registro visceral de um tiroteio na Avenida Brasil, no dia 3 março de 2010, em plena luz do dia.

Outras informações sobre a WPP podem ser acessadas no site:
www.worldpressphoto.org

Classificação etária: 16 anos
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
Data: de 17 de maio a 19 de junho de 2011
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – galerias 2 e 3
Horário: De terça a sábado, das 10h às 22h: domingo, das 10h às 21h
Informações:(21) 2544 – 4080

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Exposições, Fotografia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s