Além das Fronteiras – O cinema Suíço

Mostra reúne premiadas obras cinematográficas da Suíça Romanda e oferece ciclo de palestras e debate com diretores suíços

A Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe, de 24 de maio a 5 de junho, a mostra cinematográfica Além das Fronteiras: O Cinema Suíço. O projeto reúne 15 obras de repercussão internacional dirigidas por nove cineastas da Suíça Romanda, região francófona do país.

Produzida pela 3 Moinhos Produções e com curadoria de Marcel Müller, representante da Swiss Films (agência de promoção do cinema Suíço), Além das Fronteiras: O Cinema Suíço exibe ao público carioca filmes produzidos no período de 1971 a 2009, dentre os quais seis são inéditos no Brasil.

A mostra revisita o período do Novo Cinema (representado por títulos premiados como Um Amor tão Fácil | La Dentelliére, de Claude Goretta,1976, e A Cidade Branca | Dans La Ville Blanche, de Alain Tanner, 1983) estabelecendo uma ligação com o Cinema Contemporâneo (representado por obras como O Lar | Home, de Ursula Meier, 2008, e Como Ladrões | Comme Des Voleurs (Á L’est), de Lionel Baier, 2006) e o desejo da nova geração de se impor na cena cinematográfica mundial.

O projeto inclui ainda a realização das palestras “O Cinema Novo Suíço: O grupo 5 e os franco atiradores Valdenses (1960-1980)”, em 26 de maio, às 20h e “O Cinema Jovem da Suíça Romanda (anos 2000)”, em 27 de maio, às 20h, ambas com Frédéric Mermoud (diretor de Cúmplices / Complices, 2009). E em 28 de maio, às 17h, o público poderá participar do debate “Entre a tradição e a renovação“, com Frédéric Mermoud e Jeanne Waltz (Nada Doce / Pas Douce, 2007), com mediação de Tatiana Monassa, crítica de cinema, editora da revista Contracampo e organizadora do catálogo da mostra.

Através do o apoio da Swiss Films e do Consulado Geral da Suíça do Rio de Janeiro, Além das Fronteiras: O Cinema Suíço apresentará todas as obras em película 35mm.

A programação completa em www.ocinemasuico.com.br
Data: 24 de maio a 5 de junho
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25 – Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21)2544-4080
Entrada: R$2,00(inteira) / R$1,00(meia)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Exposições, História. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s