Exposições FotoRio2011

Algumas das exposições que acontecem durante FotoRio2011

Para mais exposições clique aqui 

“A Arte Gráfica Popular Brasileira”

Edson Meirelles
O fotógrafo apresenta o resultado de 23 anos de pesquisa sobre design popular, abordagem de um dos segmentos mais expressivos e desconhecidos da cultura brasileira. Presente nas mais diversas formas de expressão da pintura popular em todo o Brasil, essa estética tão nossa, quanto ignorada, é comumente encontrada nas casas comerciais, placas e cartazes, rótulos de bebidas, carroças de ambulantes e em uma infinidade de outras maneiras. Além da exuberância das cores e da coerência entre forma e conteúdo, há que se ressaltar as particularidades lingüísticas da mesma.

Abertura: 16 de Junho 18h
De 16 de Junho a 29 de Julho

Solar Grandjean de Montigny – PUC Rio
R. Marquês de São Vicente, 225 ¤ Gávea ¤ Tel.: 3527-1435 ¤ Horário de funcionamento: 2ª a 6ª das 10h às 17h30

“Eventos Transitórios”

Maria Kikoler
Utilizo a macro-fotografia para realçar aspectos do quotidiano em eventos transitórios (como a montagem e desmontagem de feiras-livres), objetos e detalhes prosaicos da vida diária. As fotografias são coloridas, feitas com maquina digital.
Egressa das artes plásticas uso a linguagem fotográfica para criar composições abstratas, lúdicas, presentes nos acasos do real e que geram novas subjetividades.
 Maria Kikoler, nasceu em Berlim, cursou a Escola de Belas Artes de Antuérpia, Bélgica, e veio para o Brasil, onde vive e trabalha.Depois de alguns anos como artista gráfica e pintora interessou-se pelo universo da gravura e da fotografia, integrando essas experiências em exposições individuais e coletivas. Foi aluna e desenvolveu projetos em parceria com Dionísio Del Santo em serigrafia e fotogravura com Giodana Holanda. Suas pesquisas fotográficas analógicas foram expostas na galeria Funarte com o nome de “Nova Gênese – Fotografias de um Mundo Abstrato” inaugurando a sala Sérgio Milliet.

Abertura: 16 de Junho
De 16 de Junho a 29 de Julho

Solar Grandjean de Montigny – PUC Rio
R. Marquês de São Vicente, 225 ¤ Gávea ¤ Tel.: 3527-1435 ¤ Horário de funcionamento: 2ª a 6ª das 10h às 17h30

“Equivalente a Stieglitz: nas nuvens”

Marco Portela, Renato Índio do Brasil, Angela Rolim, Renata Mazzini, Marcia Mello, Zeka Araujo, Patricia Gouvêa, Kitty Paranaguá, Soledad, Viviane Angeleas, Tereza Fernandes, Cesar Barreto , Latorre, Marcos Bonisson, Elaine Aguiar, Cesar Souza, Gabriela Lima, Marco Antonio Portela, Rodrigo Ambar, Renan Cepeda, Marcos Dantas, Greice Rosa, Frederico Dalton, Leonardo Ramadinha, Monica Mansur
Curadoria – Marco Antonio Portela

Essa mostra procura fazer uma reflexão sobre a atualidade da obra de Alfred Stieglitz, em especial a série Equivalents, onde ele fotografou nuvens por uma década. Propomos o desafio a 24 artistas, sendo 12 de renomada produção e 12 jovens no campo das artes. Esses novos artistas têm em comum o fato de todos terem passados por cursos na escola de imagem da Urca o Ateliê da Imagem. Portanto todos os expositores vão procurar em imagem síntese desenvolver uma releitura a obra desse grande mestre da fotografia. Alguns pontos devem surgir como a preocupação com a natureza da fotografia e suas equivalências, a idéia radical de corte onde as imagens não precisam do referencial de sentido, vertical / horizontal, ou outras que ainda vamos descobrir interagindo com as obras. Interessante observar que a mostra se realizara no saguão de um importante aeroporto do Rio de Janeiro, o Santos Dumont.

Abertura: 16 de Junho 19h
De 16 de Junho a 30 de Junho

Saguão do Aeroporto Santos Dumont
Praça Senador Salgado Filho s/n° ¤ Centro

 “Extremos – Coleção da Maison Européenne de la Photographie – Paris”

Coletiva internacional
Curadoria – Jean-Luc Monterosso e Milton Guran

 O Instituto Moreira Salles, em parceria com a MEP, traz ao Brasil, por ocasião do FotoRio 2011, a exposição Extremos: fotografias na coleção da Maison Européene de la Photographie – Paris. Com curadoria de Milton Guran, coordenador do FotoRio, e de Jean-Luc Monterosso, diretor da MEP, e com a colaboração de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, a mostra reúne 115 imagens que representam situações extremas da história, das sociedades, dos indivíduos e dos costumes ao longo dos últimos 65 anos, todas registradas pelas lentes de grandes nomes da fotografia mundial.

De 12 de Junho a 28 de Agosto

Instituto Moreira Salles
Marquês de São Vicente, 476 ¤ Gávea ¤ Tel.: 3284-7410 ¤ Horário de funcionamento: 3a. a dom. das 13hs às 20hs

“Um retrato da sociedade brasileira”

Coleção Francisco Rodrigues 1840 – 1920
Curadoria – Ana Maria Mauad, Milton Guran e Rita de Cássia Araújo

A exposição apresenta uma mostra do rico acervo composto por 17 mil fotografias, preservadas no Centro de Estudos e de Documentação da História Brasileira da Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, órgão do MEC sediado no Recife.
Os curadores da exposição – Dra.Rita de Cássia Araújo, Diretora de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, historiadora da Ana Maria Mauad, Universidade Federal Fluminense, e Milton Guran, coordenador geral do FotoRio 2011 – adotaram uma abordagem que valoriza tanto a diversidade das relações sociais que compõem o retrato do Brasil de meados do XIX até as primeiras décadas do XX, quanto os diferentes suportes e técnicas fotográficas, que incluem desde as mais antigas – daguerreótipos, ambrótipos, ferrótipos e talbótipo, passando pelos consagrados carte-de-visite até as novidades do início do século XX, como a fotopintura, a cianotipia e o cartão postal.

Abertura: 16 de Junho 12:30h
De 16 de Junho a 17 de Julho

Museu Nacional de Belas Artes
Av. Rio Branco, 199 ¤ Centro ¤ Tel.: 2219-8474 ¤ Horário de funcionamento: 3ª a 6ª das 10h às 18h; sáb., dom. e feriados das 12h às 17h

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Encontro, Exposições, Fotografia, História. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s