Webcelebridades,15 minutos de fama, agora para todos

Sérgio Branco
Andy Warhol estava certo, o futuro já chegou. Aliás, chegou já há algum tempo. Vivemos num pós-futuro da famosa citação do mestre da Pop Art. Hoje a internet possibilita, pelas mais variadas razões – e às vezes pelos caminhos mais inesperados – que todos possam almejar seus 15 minutos de fama. Alguns tentam, inclusive, estendê-los. Esses dois encontros propõem um olhar sobre as origens das celebridades nascidas na internet, sua influência na (re)invenção da cultura e o que acontece depois que os 15 minutos acabam.  saiba mais

Data: 27 de junho e 4 de julho, segundas feiras
2 aulas
Horário: às 20h
Investimento: R$50,00 + 1 parcela de R$70,00

27 DE JUNHO 1. QUEM SÃO AS WEBCELEBRIDADES?

Na última década, a internet permitiu que anônimos se transformassem em famosos, ainda que em muitos casos a fama tenha vindo involuntariamente. Nesse primeiro encontro, quem são as webcelebridades e por que se tornaram fenômenos locais ou mundiais, alçados à fama por motivos nobres ou nem tanto.

 

04 DE JULHO 2. A CULTURA DO REMIX

A fama na internet muitas vezes não se esgota em si mesma. Dessa forma, a contribuição das webcelebridades frequentemente resulta em um verdadeiro remix cultural, com a recriação de obras musicais ou audiovisuais e novos códigos da cultura pop. No segundo encontro, o legado das webcelebridades e seu impacto na formação da cultura contemporânea. 

Sérgio Branco

Advogado, especialista em Propriedade Intelectual pela PUC-Rio, mestre e doutorando em Direito Civil pela Uerj. Líder de Projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio). Professor de Direito Civil e de Propriedade Intelectual da graduação e da pós-graduação da FGV Direito Rio. Ex-procurador-chefe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Autor dos livros “Direitos autorais” e “Direitos autorais na internet e o uso de obras alheias”.

Casa do Saber Rio 
Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ 
Tel: 21 2227 2237 (222SABER) 
Email:  inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cursos, Encontro, História. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s