Ilustração brasileira quer espaço no disputado mercado chinês

Depois de sete edições no Rio e em São Paulo, o IlustraBrasil! busca novos ares. O evento que reúne os destaques da produção anual da ilustração brasileira vai ao exterior explorar um dos mercados mais aquecidos do momento: a China.

A partir de 20 de agosto, na The Foundry Gallery, em Xangai, acontece a primeira edição especial do evento fora do Brasil. Mais de cem trabalhos serão expostos durante duas semanas para um público que a SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil), organizadora do evento, acredita ser incalculável.

Com 400 mil estrangeiros morando na maior cidade chinesa, de cerca de 20 milhões de habitantes, “é difícil saber quantos visitantes a exposição terá”, afirma Bruno Porto, brasileiro radicado em Xangai há cinco anos, um dos ilustradores à frente do IlustraBrasil!.

     
O trabalho de Marcelo Martinez é um dos cem que estarão no Ilustra Brasil!, em Xangai
O trabalho de Marcelo Martinez é um dos cem que estarão no Ilustra Brasil!, em Xangai

“Queremos espaço no mercado asiático. Existem inúmeras oportunidades de negócios para a ilustração brasileira na China.”

A SIB articulou a ida do evento para a China e conseguiu o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Xangai. A representação brasileira investiu US$ 9.500 na impressão e na montagem dos trabalhos, dos catálogos e do material de divulgação.

O cônsul-geral adjunto do Brasil em Xangai, Joel Sampaio, acredita que o evento será essencial para aumentar a sensibilidade dos chineses em relação ao Brasil.

“Muitos estudantes e grupos de idosos virão à exposição. Será ótimo para que eles tenham um conhecimento mais amplo sobre o nosso país”, afirma o diplomata.

As ilustrações que irão à China possuem temas essencialmente ligados à cultura e ao folclore do Brasil. Na 8ª edição do evento, no Rio e em São Paulo –ainda sem data marcada–, os trabalhos foram produzidos em 2010 e possuem temas diversos.

Profissionais brasileiros, como Marcelo Martinez e Orlando, ilustrador da Folha, irão à China para ministrar palestras e oficinas em universidades e um seminário para editores e publicitários.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/944397-ilustracao-brasileira-quer-espaco-no-disputado-mercado-chines.shtml

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Encontro, Exposições, Ilustração. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s