Eduardo Kobra mostra sua arte no Complexo do Alemão*

Conhecido em São Paulo pelo seu projeto “Muro das Memórias”, em que pinta em diversos muros cenas antigas da capital paulista, Eduardo Kobra foi um dos escolhidos para mostrar sua arte nas estações do teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, inaugurado no último dia 8 de julho.

O Living Design conversou com o artista para saber mais sobre isso. Confira a seguir:

De onde surgiu a ideia para o projeto no Complexo do Alemão e o convite para você participar dele?

Uma organização de dentro do Complexo do Alemão, responsável pela construção do teleférico, viu o projeto “Muro das Memórias” que tenho em São Paulo, onde resgato cenas antigas da capital. A partir daí surgiu a proposta.

É a primeira vez que você realiza esse tipo de ação em uma comunidade carente?

Aqui em São Paulo eu já fiz alguma coisa, mesmo porque eu sou natural de uma região carente, que é o Campo Limpo.  Mas em um lugar tão fechado quanto o Complexo do Alemão foi a primeira vez. E acho que isso só foi viável devido ao movimento de pacificação que aconteceu lá. Além das três estações que nós pintamos, eu também realizei uma ação com moradores e cerca de 40 crianças de um grupo local, o Curumim. Quando estávamos pintando, muita gente pedia para participar, mas era impossível, pois eu já tinha o projeto pronto. Por causa disso, acabei entrando num acordo com o pessoal da organização do projeto e viabilizei essa ação.

E como foi?

Foi bem melhor do que eu imaginava. No começo, só havia crianças, mas depois os moradores, adultos e adolescentes, também começaram a se envolver. Ficamos umas seis horas por lá.

E depois de ter passado por essa experiência, você ficou com vontade de fazer outras ações semelhantes?

Olha, confesso que vontade eu tenho, mas o que falta é incentivo. É muito fácil movimentar uma equipe, mobilizar um monte de gente, mas existe um custo mínimo de material, alimentação para as crianças que estão participando, ou seja, uma série de coisas e eu acabo tendo que arcar com tudo isso – por isso não faço coisas assim a todo momento. Obviamente eu gostaria de entrar com a minha arte em outros lugares, mas para isso eu preciso de apoio. Não tenho o objetivo de ganhar absolutamente nada com isso, só preciso de dinheiro para cobrir as despesas, e se eu conseguir isso pretendo continuar com essas ações sim.

Quem escolheu os temas das pinturas de casa estação do teleférico do Complexo?

Fui eu mesmo quem definiu. Procurei fazer algo que atingisse as pessoas de uma forma geral, por isso usei uma linguagem mais voltada ao cartoon, ao desenho animado; fiz uma parte assim e outra com desenhos mais realistas mesmo. Na estação Alemão pintei três pilares gigantes contando um pouco da história do Complexo. Na estação Itararé, tive a ideia de fazer uma alusão ao que a comunidade precisa, que são os pilares que sustentam a sociedade: saúde, educação e cultura. Já na estação Fazendinha fiz uma homenagem ao grupo AfroReggae, que realiza diversas ações com os moradores do complexo. Trabalhei com uma equipe de sete artistas mais um cartunista que me apoiou bastante, o Camaleão.

E agora, no que você está trabalhando?

No começo do ano, criei um projeto em São Paulo chamado Greenpincel, cuja ideia é denunciar artisticamente as várias agressões do homem contra a natureza. Nós pintamos o primeiro mural desta série da Avenida Domingos de Morais há mais ou menos quatro meses, e ele mostra um navio japonês caçando baleias. Na última semana inaugurei mais dois painéis, um batizado de CO2, que mostra uma lista dos países que mais poluem no mundo, e outro chamado Welcome to Amazonia, em que eu mostro o desmatamento que acontece de forma desenfreada. Ambos são temas que me chamam muito a atenção, mas até então eu não tinha encontrado uma forma de mostrar isso dentro da minha linguagem. Agora estou me sentindo mais preparado para fazer isso e estou muito empenhado.

Confira abaixo as imagens do local com as arte de Eduardo Kobra:

Para ouvir a entrevista que foi ao ar pela Living Design clique aqui.

Fonte: Blog Living Design

Esta entrada foi publicada em Design Gráfico, Exposições, Ilustração. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

