“O cinema mágico de Georges Méliès”

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 15 a 21 de agosto a mostra “O cinema mágico de Georges Méliès”, que vai trazer aos Cinemas 1 e 2 uma retrospectiva cinematográfica apresentando os trabalhos de um visionário dos primórdios do cinema, cuja grande parte de sua obra se encontra deteriorada.

Serão exibidos em vídeo cerca de 200 de seus curtas raros, produzidos entre 1894 e 1913,  e ainda duas sessões especiais com exibição de filmes em película, com acompanhamento de música ao vivo.

 O público terá ainda a oportunidade de assistir uma palestra sobre os primórdios do cinema, a história e a importância de George Méliès, além de participar de uma oficina de animação stop-motion, técnica muito usada pelo cineasta. A palestra será ministrada por Hernani Heffner, conhecido e respeitado no meio do cinema, conservador da cinemateca do MAM e professor da PUC, terá o título: “Méliès, um cineasta entre dois mundos” e está marcada para 5a feira, dia 18 de agosto, às 19h, após a exibição do filme “A conquista do pólo”, que será exibido em película 35mm com acompanhamento musical ao vivo.

Mágico profissional, pioneiro da ficção e dos efeitos especiais no cinema, autor de mais de 500 filmes, Méliès teve uma trajetória de sucesso na virada do século passado e de fracasso menos de 20 anos depois. Foi dono de um teatro, construiu um estúdio de cinema em sua casa, entrou para a história com o curta fantástico “Viagem à Lua” (1902), perdeu tudo e passou o fim da vida vendendo brinquedos e geringonças em uma lojinha em uma estação de trem parisiense, antes de se recolher ao asilo onde morreu.

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544 4080
Datas: de 15 a 21 de agosto de 2011
Horários: 17h, 18h e 19h
Ingressos: R$ 2,00 (Inteira) e R$ 1,00 (Meia)

Mais informações: www.cinema-magico.com

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Exposições, Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s