Retrospectiva Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada na Pinacoteca do Estado

A obra do pintor Eliseu Visconti (1866-1944) ficou, por muito tempo, “no limbo”, diz o historiador de arte Rafael Cardoso. “Existem diferentes modernidades e a Semana de 22 varreu tudo o que aconteceu antes”, explica. Um artista “presentista”, como ele mesmo se definiu em 1926, Visconti estava comprometido, antes de mais nada, com o seu tempo e com a sua pintura. E a retrospectiva Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada, que a Pinacoteca do Estado inaugura no sábado, coloca em perspectiva, por meio de um panorama amplo, as criações que o artista realizou entre 1890 e 1940, buscando, assim, dimensionar a obra do pintor em meio à “epopeia de modernização do Brasil”.

A exposição é feita de segmentos temáticos, que misturam cronologia e questões caras ao artista. A primeira sala é dedicada a um conjunto de obras sobre papel (estudos) e apresenta ainda duas pinturas da década de 1890, uma fase pouco vista, segundo Rafael Cardoso, do início da República. Nessas telas, Visconti retrata lavadeiras, mas como afirma Mirian, não existe no pintor o que seria o ímpeto de falar de uma “temática social”. “A pintura dele é do que ele vivencia, do que está ao seu redor”, diz.

 

A segunda sala tem como destaque uma extensa série de pinturas de nus, obras nas quais Visconti se mostra moderno. Nu Masculino, óleo sobre tela de cerca de 1894, representa um homem de costas, no contraluz, e em outra pintura, o artista não esconde os pelos pubianos de uma garota.

Outras passagens importantes da carreira do pintor se seguem ao longo da exposição. Um segmento com as obras de design e artes aplicadas, que foi tema de uma exposição apresentada recentemente no Rio e na própria Pinacoteca, está reunido em uma sala. Mas há, ainda, as pinturas de tom impressionista que Visconti produziu em Saint-Hubert, na França, onde viveu entre 1916 e 1920, os seus retratos de sua família e as pinturas que representam sua vivência em Copacabana, no Rio.

Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada
Local: Pinacoteca (Pça. da Luz, 2).
Telefone: (011) 3324-1000.
Horario: 10 h/8h (fecha 2ª).Abertura sábado, às 11 h.
Data: de 10.dez a 26.fev
Entrada: R$ 6 (sáb., grátis). 

 Fonte: http://www.estadao.com.br/

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Design Gráfico, Exposições, Ilustração. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s