ITDP E STUDIO-X PROMOVEM DISCUSSÕES SOBRE MOBILIDADE NA RIO+20

Aproveitando o momento de discussão proporcionado pela Rio +20, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) e o Studio-X Rio (Universidade de Columbia) estão promovendo Mobilidade+, uma série de palestras dinâmicas seguidas de debates nos dias 05, 12 e 19 de junho, que visam analisar como mobilidade urbana permeia os mais diversos aspectos da vida cotidiana nas cidades, e quais impactos impõe sobre a vida dos cidadãos. As palestras serão no Studio-X, na Praça Tiradentes, a partir de 18:30hs.

Através do Mobilidade+, o conceito de mobilidade será associado com 12 outros conceitos: espaço público, lifestyle, delivery, Profeta Gentileza, lixo, mídia, cultura, cidadania, tempo, informalidade, água e juventude. 

Os eventos resultarão em uma série de vídeos a serem futuramente disseminados para uma audiência global através de campanhas virais focada nas novas mídias. Os vídeos não terão direitos autorais e visam estimular uma discussão mais aprofundada sobre a mobilidade, as cidades e as pessoas no futuro. 

 MOBILIDADE + ESPAÇO URBANO

Bernardo Baranda
Bernardo Baranda, Diretor Regional para América Latina no Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), tem mais de 10 anos de experiência professional na área de mobilidade urbana sustentável, tendo desenvolvido projetos nos setor privado e não-governamental. Ele é um dos fundadores da Bicitekas, um dos grupos que lidera a discussão sobre o papel da bicicleta como modo de transporte urbano na Cidade do México. Originalmente Engenheiro Civil, Bernardo é Mestre em Engenharia de Transportes pela IHE-TU (Delft, Holanda), e em Gestão e Implementação de Projetos de Desenvolvimento pela UMIST (Manchester, Inglaterra).
 
MOBILIDADE + LIFESTYLE
Tiago Leitman
Tiago Leitman é um ciclo ativista dedicado à mudança da imagem que a bicicleta tem na cultura carioca. Criador do grupo “Passeio Completo” (a primeira festa sobre duas rodas no Brasil), e representante do movimento Cycle Chic no Rio, com o Blog “Rio de Janeiro Cycle Chic”, Tiago tem se empenhado no resgate da normalidade na imagem da bicicleta como meio de transporte.
  
MOBILIDADE + PROFETA GENTILEZA
Dado Amaral
Dado Amaral, poeta carioca, trabalha com cinema, teatro, música e educação. Realizou nove curtas-metragens, entre eles Gentileza (94) e Porr Gentileza (2002). É coordenador geral da ONG Na Boa – Arte e educação. Em 2008 publicou o livro olho nu, pela editora Mundo das Ideias.
 
MOBILIDADE + DELIVERY
Zé Lobo
Carioca, promove o uso de modos de transporte de propulsão humana desde os anos 80. Fundador e Diretor da organização Transporte Ativo, vencedora de vários prêmios de promoção ao uso da bicicleta no país, foi representante no Brasil do Bicycle Partnership Program da ONG holandesa ICE- Interface for Cycling Expertise de 2007 a 2010 e está envolvido em diferentes projetos em prol do uso de bicicletas como meio de transporte no Rio de Janeiro, no Brasil e fora dele. Recentemente recebeu o Prêmio Parceiros do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Encontro, Palestras. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s