Curso

Curso

O design nasceu do desejo de reorganizar elementos do campo artístico ocidental para a vida e a sociedade, chegando a ser definida como a “arte do século 20”. É por isso que a relação entre arte e design é ao mesmo tempo carnal e problemática, com posicionamentos que tendem à absoluta imbricação e a sua total oposição. Atualmente, inúmeras práticas em ambas as áreas voltam a colocar em questão essa relação e impõem uma revisão crítica desse percurso e apontam novas perspectivas. Os alunos terão a oportunidade de ouvir as experiências de alguns dos principais representantes de criação híbrida com forte atuação/expressividade nos últimos 20 anos.

5 aulas, quartas-feiras: 19h30-21h30

10 de outubro
André Stolarski

17 de outubro
Eduardo Berliner

24 de outubro
Pedro França

31 de outubro
Billy Bacon

7 de novembro
Vitor Cesar

André Stolarski (curadoria) é designer formado pela FAU-USP e concluiu recentemente seu mestrado na mesma escola com a dissertação Design e arte: campo minado. Dirigiu a área de design do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro de 1998 a 2000. Em 2002, associou-se à Tecnopop, empresa que desenvolve soluções integradas de branding e design para a gestão de marcas culturais, eleita Empresa de Design dos anos de 2007 e 2009 pelo prêmio Colunistas. Lecionou na ESDI/UERJ e na ESPM-RJ de 2006 a 2008. Como membro do conselho editorial da coleção de design da editora Cosac Naify, traduziu os livros Elementos do Estilo Tipográfico, Pensar com Tipos e O ABC da Bauhaus. É coordenador de comunicação da Fundação Bienal de São Paulo. Possui diversos trabalhos premiados no Brasil e no exterior.

Eduardo Berliner é artista e designer. Formado em desenho industrial pela PUC-Rio, cursou mestrado em tipografia pela Universidade de Reading-UK. Desenhou a fonte Pollen, vencedora do Premier Award no ISTD (International Typographic Award, 2011). Participou recentemente da Bienal de Curitiba/2011, foi um dos finalistas do prêmio Pipa/2011 e vencedor do prêmio Marcantonio Vilaça/2010. Em 2012, fará parte da 30a bienal de São Paulo.

Pedro França é artista, curador e professor de história da arte da Escola de Artes Visuais (RJ), no MAM–SP e no Instituto Tomie Othake. Foi professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 2009. Em 2010, foi curador da programação dos Terreiros da 29a Bienal de São Paulo. Mestre em história pelo programa de história social da cultura da PUC-Rio.

Billy Bacon é designer gráfico formado pela Rocky Mountain College of Art & Design, Colorado. Possui diversos projetos premiados no Brasil e no exterior, alguns destes publicados em edições especiais sobre design tais como How Magazine e Communication Arts. Lecionou na UNESA e na PUC-RJ e, recentemente, voltou de Xangai, China, onde coordenou por dois anos o curso de tipografia na Raffles Design Institute. Realiza com frequência palestras e workshops em cursos e universidades de design, dentro e fora do país. É diretor de criação da Bold°_a design company.

Vitor Cesar é artista. Estudou arquitetura e urbanismo pela UFC (2003), realizou mestrado em Artes Visuais pela ECA-USP (2009), com pesquisa sobre as propriedades críticas da arte na constituição de esferas públicas. Dedica-se a desenvolver propostas artísticas que procuram constituir noções de público através de dinâmicas da vida cotidiana por meio de exposições, projetos gráficos, debates e outros projetos.

POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 – Jardim Botânico – CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s